Reflexão sobre atividades remotas
Nesse contexto de isolamento social decorrente da Covid 19, as redes sociais está sendo o meio de estudo e de ensino para os alunos e para os professores. Por exemplo, o Google Meet, o Google Class Room, o Instagram, o Google drive, YouTube etc.
Visto isso, penso que podemos cada vez mais utilizar as ferramentas que os aplicativos nos fornece, para oferecer uma variedade maior de possibilidades de elaboração de conteúdos educativos/artístico. Para que os alunos possam interagir nós do pibid, com a sociedade e entre eles mesmos. Por exemplo, o YouTube! No aplicativo têm os "shorts" - ferramenta que possibilita o internauta criar "cortes" a partir de outros vídeos! Ou seja, você pode criar um vídeo a partir de uma música que você gosta, de um filme etc; basta a função estar disponível. Além disso, os shorts alcança as pessoas em uma velocidade maior em comparação aos vlogs "normais". Porque fica no YouTube como story. Então o público não precisa necessariamente pesquisar pelo seu vídeo, pois ele aparece na função explorar. Outra ferramenta do YouTube que não é habitualmente utilizada, são os "clipes", onde você pode fazer recortes dos vídeos qual você assisti e ficará salvo no seu perfil. Então por exemplo: supondo que esteja assistindo um filme, e achou uma cena interessante, você pode recortar o trecho e fazer um clipe.
No Instagram utilizar as enquetes, que nos possibilita fazer pesquisas, as caixinhas de perguntas, Quiz, reels, Live, músicas que de repente pode ser feita uma rádio digital, bastante comum no contexto atual em que a maioria das atividades cotidianas estão sendo em modo remoto.
E também utilizar a função Texto Alternativo nas publicações no Instagram.
Comentários
Postar um comentário