Reflexão sobre às atividades remotas
Mesmo com o atraso das bolsas, nós do pibid, estamos participando das propostas de ensino da turma que estamos monitorando, através da página do instagram: @9anospompeusarmento.
São propostas de multiletramentos. Porque além dos textos explicando o assunto que estamos estudando, utilizamos imagens, músicas e outras tipos linguagens audiovisuais. Por exemplo, publiquei no story a definição do que é uma crônica, com uma enquete perguntando se os alunos conhecem o gênero textual. E para exemplificar o que é uma crônica, publiquei 4 músicas: Eduardo e Mônica, Vital e sua Moto, Faroeste Caboclo e Construção.
Além disso, fazemos sugestões de livros, músicas e filmes com a participação dos alunos, fazendo indicações, como foi indicado os escritores Clarisse Lispector e Jorge de Lima.
Publiquei um texto falando sobre o programa Provocações, para aproximar os alunos do género textual Debate!
Foi publicado também sobre alguns autores alagoanos, como Graciliano Ramones e Rosalvo Ribeiro.
E no Halloween fiz uma comparação do filme o Monstro da Lagoa Negra com a lenda do Ipupiara, a fim de aproximar os alunos do folclore brasileiro.
Nossa aproximação com os alunos através das redes sociais é muito importante, porque a maioria das vezes é nesse ambiente onde eles expressão os seus interesses culturais. Podemos adequar nossas propostas de multilatramentos aos seus interesses. Por exemplo, notei que alguns alunos gostam de jogos eletrônicos, então fiz um post falando da relação entre os jogos de vídeo game e a literatura
E para ilustarar isso, fiz uma comparação entre o jogo Dante's Inferno e A Divina Comédia.
Percebi também que outros alunos gostam de gravar vídeos de danças para o Instagram, com isso, penso que poderíamos nos adapitar a essas outras formas de expressões.
Comentários
Postar um comentário