O ensino remoto após o isolamento social
Essas foram atividades propostas por a professora Mitia, aos alunos do colégio municipal Pompeu Sarmento. Foram enviadas para o aplicativo Google Class Room, onde nós bolsistas do pibid e os alunos do ensino básico estamos inseridos. Minha reflexão será em torno do ensino remoto após o retorno das aulas presenciais. Embora que, na minha opinião, Já tinhamos adotado esse modo de ensino remoto mesmo antes da pandemia. Pelo menos na graduação. Nós não tínhamos aulas online, pelo Google Meet mas, recebíamos conteúdos didáticos através das redes sociais, como nos grupos de whatsapp, e-mail ou, Edmodo. Então, o que antes era um problema para a escola, o uso dos celulares, hoje é uma solução. Pra falar a verdade, a falta dos dispositivos digitais e internet é o grande problema atualmente! Pois aqueles alunos que não possuem esses recursos, acabam ficando sem acesso aos conteúdos que são passados pelos professores através das redes sociais e, sem acesso aos conteúdos extras, como as vídeo aulas no YouTube, por exemplo. São também restritos ao acesso de conteúdos que irão acrescentar em sua formação como sujeito político, crítico, como cidadão, como alunos formadores de opinião pois, com a internet eles podem assistir filmes e outras formas de expressão, ter acesso a outros veículos de informação diferente da televisão, que nem sempre atende aos nossos interesses como estudantes, acompanhar as redes sociais de movimentos estudantis como a UNE, a UBES etc; por isso, penso que a inclusão digital nunca foi tão necessária quanto nos dias atuais.
Comentários
Postar um comentário