Reunião geral

Na reunião geral dessa semana, nós Bolsistas do pibid, do subprojeto de língua portuguesa, apresentamos a coordenação as nossas intervenções e propostas pedagógicas:






Nessa ocasião, os bolsistas Dafhine e Mateus, do subgrupo da professora e supervisora Lívia, apresentaram as suas propostas de ensino e as suas primeiras impressões da pesquisa no modo presencial. De acordo com a fala deles, uma dessas proposta foi estreitar as relações da escola pública com universidade pública (UFAL), perguntando aos alunos qual graduação eles têm interesse ou simplesmente quais são os seus planos para o seu futuro profissional.





Os próximos registros são da apresentação do subgrupo da professora e supervisora Doris, que relataram o processo de suas propostas de ensino-aprendizagem: O gênero jornalístico.



De acordo com a explanação da bolsista Almirista, a proposta pedagógica foi que os alunos trouxessem um fato da comunidade/bairro em que moram, para ser discutido e trabalhado o gênero jornalístico.
Essa turma está ainda sob as aulas remotas e, na reunião, questionamos o modo em que os alunos foram inseridos na turma pela escola que, de acordo com a professora, a escola entregou apenas os números para contato no WhatsApp dos alunos e a professora precisou investigar quais eram aqueles alunos. Também questionamos como foi feito as apresentações desses alunos aos Bolsistas do pibid, que informaram que foi feito um formulário digital para os alunos preencher. A partir disso, a nossa coordenadora sugeriu que fosse feita uma apresentação multimodal. Para exemplificar a proposta, a coordenadora Andréa e a sua orientanda Alessandra, compartilhou conosco a apresentação que a turma de alunos  da professora Alessandra fez:


Na apresentação que aparece na imagem, o aluno produziu um audiovisual no aplicativo CapCut.  Onde, enquanto ele se apresenta, passam imagens relacionadas com aquilo que está sendo falado: anime, futebol etc;
De acordo com a professora Alessandra, esse aluno geralmente é tímido, e que se surpreendeu com a personalidade mais descontraída em sua apresentação.

Alguns alunos se apresentaram fazendo danças contemporâneas, bem como as danças que geralmente vemos no tik Tok ou no reels do Instagram. E para conhecermos os aspectos linguísticos presente nessas expressões artísticas, a coordenadora nos disponibilizou o artigo:
"O discurso da dança e o conceito de gênero alguns elementos de leitura" de Marilia Amorim.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião geral

Aula

Atraso das bolsas