Visita ao Colégio Municipal Dr. Pompeu Sarmento

Visita ao Colégio Municipal Dr. Pompeu Sarmento:












Proposta da aula: um fato inusitado no cotidiano dos alunos, que tragam emoções ao texto, como a tristeza, a alegria etc; além da narrativa textual, uma linguagem imagética, ou seja, por meio de imagens, como por exemplo o desenho.

As salas são relativamente pequenas comparadas a quantidade de alunos. O que é inviável nesse contexto de epidemias. Apesar da maioria dos alunos estar usando máscaras de proteção e, ter álcool em gel no corredor do colégio.

Também há um problema em relação ao barulho intenso nas salas de aula, que dificulta na hora em que está sendo explicado o assunto, além do uso da máscara que também atrapalha a fala.



Nesse vídeo, dá pra perceber o barulho vindo de outros espaços do colégio; o tamanho da sala e a quantidade de alunos nela. Esse registro foi feito pela professora e supervisora Mitia, onde estou me apresentando para a turma. 


Esse foi mais um registro feito pela professora Mitia, logo após eu e os alunos dela conversarmos sobre o podcast que eles estão desenvolvendo. Comentei sobre a relevância da participação deles nessa atividade e, o quanto é importante para a pesquisa docente. Percebi que esse encontro presencial me aproximou mais dos alunos, tanto que eles estão voltando a se comunicar conosco no grupo do whatsapp. Falei para eles que foi muito importante o que eles já trouxeram para a elaboração do podcast, uma pesquisa sobre a primeira guerra mundial. Mas que seria interessante falarmos dos conflitos atuais, por exemplo, entre a Ucrânia e a Rússia, porque é algo que têm também influência na política do nosso país. Dando o exemplo das ameaças que a Rússia fez em não permitir mais a importação de agrotóxico russo para o Brasil. Que é um espaço excelente para falarmos da autonomia que nosso país deve ter, porque da mesma forma que importamos produtos de lá, nós exportamos produtos daqui, como o açúcar, por exemplo. Também que poderíamos pensar em investir mais na produção de fertilizantes orgânico. E sugeri que ao invés de ser feito um monólogo, fosse feito um diálogo entre os alunos, debatendo o tema que escolheram. Pois o formato dos podcasts atuais são assim, como o podepah e o flow podcast. Os alunos sugeriu fazer um audiovisual sobre as guerras no aplicativo CapCut.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião geral

Aula

Atraso das bolsas